A SuperData liberou um relatório sobre o mercado global de jogos de cartas colecionáveis. Esta análise mostra algumas diferenças significativas entre os jogadores físicos e os digitais.
Em relação ao numero, o digital chega aos 40,6 milhões de jogadores e físico fica pelos 25,4 milhões. Esta diferença não é de estranhar pois os jogos digitais são mais acessíveis e normalmente são free-to-play.
No entanto, quando analisamos os gastos temos o contrário. O mercado digital vale US$1.38 bilhões e o físico chega aos US$4.34 bilhões. Um jogador físico gasta em média US$171 por ano e um digital fica apenas pelos $34/ano.
Em relação aos jogos que dominam este mercado, temos Hearthstone na liderança com quatro vezes mais ganhos (US$395M) que o seu competidor mais direto, Shadowverse (US$100M).
A zona com mais jogadores é a Ásia com 11,6 milhões, mas a mais lucrativa é a América do Norte com US$9,1M.
Veja mais detalhes no site oficial da Superdata.