A Valve lançou um post com uma atualização no cenário competitivo de Dota 2. Segundo os planos atuais da empresa, o Dota Pro Circuit vai retornar no primeiro ou segundo mês de 2021.
A Valve diz que recebeu bastante feedback negativo dos fãs quando decidiu cancelar os seus planos relacionados com o DPC. A produtora de Dota 2 admite que muitos dos pontos levantados eram críticas razoáveis, especialmente porque não comunicou quais eram as suas intenções e o que os jogadores poderiam esperar no futuro. Na próxima temporada competitiva já estão planejados pelo menos quatro eventos e ligas na EU/CIS e três na China. Mais serão anunciado no futuro.
Até lá, a Valve vai dar mais apoio aos organizadores e aos streamer para promoverem torneios. Para que isso aconteça, já começou a falar com vários organizadores de torneios para oferecer ajuda e apoio financeiro. Estes eventos vão preencher o resto do ano assim que estiverem prontos a arrancar.
A esperança da Valve para 2021 é que quando a liga acabar, as restrições de viagens sejam mais previsíveis e menos pesadas. Isso já vai permitir as Majors com competição entre regiões. Se tudo correr como esperado, o The International será em Estocolmo em Agosto de 2021. A Valve revelou que tem outros países como backup, mas prefere não fazer nenhuma mudança radical.
A Valve também ouviu as críticas em relação à DotaTV e diretos de Streaming. A empresa acredita que streamers fornecendo seus próprios comentários sobre um torneio é um valor positivo para os fãs e cenário competitivo. No entanto, admite que isso pode causar uma perda de receita de curto prazo, bem como uma capacidade reduzida de monetizar de forma mais eficaz para os organizadores do torneio.
A partir de 15 de setembro, a licença do Dota 2 será atualizada para refletir o seguinte: Os organizadores que realizam Torneios Dota 2 terão que fornecer aos streamers da comunidade um conjunto razoável e simples de executar requisitos não monetários, como exibir os patrocinadores dos organizadores em seus streams ou ter um pequeno atraso nos jogos. Os streamers da comunidade poderão usar o feed da DotaTV em sua transmissão, desde que concordem com esses requisitos.
Isto deverá permitir que os streamers possam fazer cast e ao mesmo tempo proteger os interesses dos organizadores.
Veja mais informação no site oficial de Dota 2.